A medida resultou no impacto direto e positivo nas linhas do transporte coletivo operadas pela Glória, empresa com a maior frota de ônibus da capital paranaense

Para promover maior aproximação entre os operadores (que cumprem jornada externa) e as lideranças internas da empresa, em 2016, a empresa Transporte Coletivo Glória implantou o setor de Atendimento a Motoristas e Cobradores.

A medida resultou no impacto direto e positivo nas linhas do transporte coletivo operadas pela Glória, empresa com a maior frota de ônibus da capital paranaense. O acompanhamento sistemático interno dos indicadores de qualidade apontam avanços na condução dos ônibus, na diminuição de acidentes e na garantia de conforto e segurança aos usuários.

No novo setor, três colaboradores com experiência no dia a dia da operação (estações-tubo, terminais, paradas e itinerários) estão disponíveis para o diálogo olho no olho, de maneira personalizada e didática. “A disponibilidade desta equipe para ouvir e se fazer ouvir melhorou a resolução de questões vinculadas à rotina de motoristas e cobradores”, diz o gerente operacional Alexander Marques.

A conversa individual permite dedicar mais tempo aos operadores quando comparada às reuniões, que foram mantidas para casos de instruções gerais. “Conseguimos explicar, por exemplo, qual o impacto de reclamações e autos de infração na receita da empresa”, diz o supervisor do setor, Geraldo Sandeski. Em 2016, mais de mil motoristas e cobradores foram orientados desta maneira.

Motoristas

Em 2016, o treinamento de motoristas também fez a diferença para os usuários dos ônibus da Glória. A média de erros computados pelos critérios da telemetria chegou a 2,25% quando o tolerável seria 2,62%. Esse sistema acompanha em tempo real a forma de dirigir de todos os motoristas, considerando: freada brusca, alto e baixo giro do motor, veículo ocioso, curva perigosa, velocidade e movimentação do veículo com porta aberta.

“Nossos motoristas dirigem bem e perceberam, por meio do treinamento, que podem dirigir ainda melhor”, destaca o gerente Alexander Marques. No ano passado, os motoristas da Glória receberam 5.422 horas de acompanhamento em campo. Os seis instrutores qualificados especialmente para essa função contabilizaram 3.386 instruções.

A orientação prática e individual, baseada na categoria do veículo e na característica da linha, resultou na queda de acidentes, principalmente os mais graves – ou seja, na canaleta ou com vítimas. Cerca de 90% dos acidentes registrados em 2016 foram considerados inocentes – ou seja, o motorista não conseguiria evitá-los mesmo aplicando a direção defensiva.