O objetivo do Despoluir é a melhoria da qualidade do ar e o uso racional de combustível de veículos movidos a diesel

O técnico do Despoluir, Ademir Saragossa, entrega o certificado à Alexandre Buer, do setor de Programa de Controle de Manutenção (PCM). À esquerda José Franco Gonçalves e, à direita, Jean Casemiro Stefankowski, ambos supervisores de Manutenção

Pelo nono ano consecutivo, a Transporte Coletivo Glória, de Curitiba, recebeu o certificado de aprovação no controle de emissão de poluentes concedido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Por meio do Programa Ambiental do Transporte (Despoluir), a empresa foi contemplada com o selo Ouro, o melhor dentre os três níveis de certificação.

O objetivo do Despoluir é a melhoria da qualidade do ar e o uso racional de combustível de veículos movidos a diesel. São aprovados na avaliação somente veículos com o motor regulado conforme os parâmetros exigidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Para aferição dos 420 ônibus da empresa, a CNT utilizou o opacímetro, equipamento que mede a quantidade de fumaça preta emitida pelos veículos. O aparelho é ligado diretamente no escapamento e, na sequência, com o veículo parado, o técnico promove a máxima aceleração do veículo.

Ao longo de 2016, 100% da frota foi submetida à avaliação. “Como houve a união de duas empresas no ano passado e começamos a trabalhar com três unidades operacionais, o grande desafio da nossa equipe foi organizar o cronograma para que nenhum ônibus ficasse fora da medição”, diz o gerente de Manutenção da TCG, Sérgio Tarcisio Pereira.